segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Garoto de 15 anos cria corretor ortográfico para o Twitter

Nossa assessora imprensa Ingrid Muniz entrevistou o garoto prodígio do Twitter confiram.

Derlan Lima, um simpático rapaz de 15 anos morador de Nova iguaçu, RJ, está fazendo o maior sucesso na rede social Twitter. Ele acaba de criar um script capaz de rastrear e corrigir tudo o que os usuários escrevem errado. É o @corrigirei, nome do perfil criado para a espécie de robô. Ele rastreia os últimos tweets em sua timeline em busca de palavras que não se encontram neste banco de dados. Ao encontrar algo que pode ser caracterizado como um erro, ele responde ao usuário educadamente e sugere uma correção.

Para isso acontecer, é necesário seguir o perfil e ser seguido também. O bot criado por Derlan possui uma vasta biblioteca de palavras em português, incluindo gírias e expressões abreviadas, além de dicionários de inglês e espanhol. O resultado:Em menos de 2 meses, o @corrigirei ganhou quase 4.000 seguidores.

Em entrevista(por MSN)à nossa equipe da Alafia, Derlan disse como o script está fazendo tanto sucesso. “O @corrigirei surgiu de uma idéia louca de nunca escrever errado. Sou melhor em Matemática do que em Português , eu tinha receio de errar na frente de todos. Daí fiz o bot pra me corrigir; acontece que as pessoas também queriam aquilo e eu abri pro público. Dentro de 1 semana, eu já tinha 100 seguidores”, disse.

O script foi desenvovido em PHP e segundo Derlan, demorou uma semana para ser criado. “É que eu tenho pouco tempo, pois estudo e trabalho como ajudante na lanchonete do meu pai”, comentou.

O garoto aprendeu a desenvolver nos sistemas PHP e ASP pela internet, ‘pelo tio Google’, como citou, nunca fez cursos e procura estudar diariamente, pois pretende seguir carreira. “Quero muito conseguir um estágio ou trabalho na área de programação e vou cursar a faculdade de Desenvolvimento de Sistemas. Já até recebi uma proposta, mas a empresa é em Minas Gerais, muito longe para mim”, afirma Derlan, que não poupa esforços para melhorar o bot, procurando bugs nas palavras e corrigindo-as, além de inserir novas diariamente.

Ele quer fazer do @corrigidor um sucesso, e se depender dos familiares e amigos, conseguirá. “ Tenho todo o apoio dos meus pais, minha mãe está boba com meu nome aparecendo na mídia. Uma das minhas professoras me chama de ‘empresário’, pois já sabia dos scripts que eu faço, só não sabia que estava fazendo sucesso,rs (risos)”, admite .

Porém, nessa semana Derlan esbarrou na primeira barreira real: o Twitter tem um limite para seguir e ser seguido -como um anti-spam- e não está deixando o @corrigirei executar o seu serviço, devido ao grande número de adeptos. Mas o rapaz não desanima. “Já comecei a entrar em contato com o pessoal do Twitter, para ver pelo menos se eles aumentam o limite diário”.

Se continuar assim, é capaz do @Xdanzinho, como é conhecido na rede social, até ser contratado do próprio Twitter. Vamos esperar, pois o moleque tem tudo para arrasar na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário